Em qualquer projeto, as máquinas de construção civil são a principal força das operações.
Como as tarefas e etapas da obra são diversas, cada tipo de máquina cumpre uma função. Todas funcionam de forma complementar e são indispensáveis.
Contudo, ainda pode haver dúvidas quanto ao tipo, função e aplicabilidade de cada uma, até mesmo por técnicos ou gestores de obra.
Neste artigo vamos falar sobre algumas das máquinas para construção consideradas fundamentais numa obra. Continue a leitura!
Retroescavadeira, a mais presente das máquinas de construção civil
Este é um dos equipamentos mais usados numa obra. A retroescavadeira tem como funções principais a escavação de valas e redes, o transporte de materiais e o carregamento de caminhões.
Sua estrutura é composta de duas caçambas, uma na frente e outra atrás. Elas podem ter pneus ou esteira; o que vai definir a escolha é o tipo de terreno a ser trabalhado.
A esteira é a mais indicada para terrenos difíceis. Caso o terreno já tenha sido trabalhado e a máquina precise operar com mais velocidade, o pneu é o mais indicado.
Escavadeira Hidráulica: campeã da alta performance
Esta máquina também é bastante popular na construção civil. Seu principal uso é no aterro e desterro, escavação de trincheiras, conformação de taludes e ainda pode ser usada no carregamento de caminhões.
É um equipamento de alta performance: consegue cavar, por exemplo, trincheiras de 1,5 m de profundidade por 3 m de largura em apenas 15 minutos!
Rolo compactador: abrindo caminhos
O rolo compactador cumpre a função da terraplanagem. A compactação do solo é necessária para otimizar a capacidade de suporte do mesmo.
No caso da compactação asfáltica, ele cumpre a importante função de suprimir materiais como brita e asfalto, além de selar a superfície e diminuir a possibilidade de infiltração de água.
Há diferentes tipos de rolos compactadores, aplicáveis às distintas tarefas da operação:
- Rolo compactador liso;
- Rolo compactador pé de carneiro;
- Pneumáticos;
- Tandem (com duplo cilindro vibratório);
- Rolos com tecnologia oscilatória (mantém o contato constante com o solo);
- Rolos compactadores vibratórios (diminuem vazios e aumentam a densidade e resistência do solo).
Pá carregadeira: garantindo a agilidade do carregamento
Dentre as máquinas da construção civil, a pá carregadeira é quem garante a velocidade e mobilidade no canteiro de obras. Ela cumpre a função de transporte e carregamento de materiais.
As pás carregadeiras podem ser de pneu ou esteira. A escolha entre um tipo e outro, assim como a retroescavadeira, será definida de acordo com o tipo de solo.
Máquinas compactas (Bobcat): tamanho não é documento
As máquinas compactas são versões menores das máquinas para construção civil de grande porte. Elas são indicadas para espaços difíceis, pequenos e com pouca área de manobra.
A marca mais famosa, pioneira em equipamentos compactos é a Bobcat. Ela é tão conhecida (e desejada) que mesmo as compactas de outras marcas são popularmente chamadas de Bobcat!
As mini-escavadeiras, mini-carregadeiras e mini-retroescavadeiras são admiradas em todo o mundo pela sua versatilidade, força, estabilidade e desempenho.
As máquinas de construção civil, além de executar o trabalho duro e pesado, conseguem atualmente extrapolar as operações.
A tecnologia está a favor não somente de disponibilizar máquinas modernas, mas também tem contribuído enormemente para a segurança, produtividade, trazendo inovação e qualidade aos empreendimentos.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus colegas que gostariam de saber mais sobre o assunto!