Com certeza, você já deve ter visto algum trator amarelo em plena operação no canteiro de obras, correto? Umas das marcas que usam o tom amarelo característico é a Equipamentos Komatsu, empresas destaque na fabricação de máquinas para diversas esferas do setor industrial, como setor agrícola, mineração e construção civil.
Antes de iniciar qualquer projeto, a construtora deve escolher a melhor equipe e os melhores equipamentos para ter sucesso na sua obra, mantendo assim a credibilidade da empresa no mercado. A Equipamentos Komatsu possui todos os requisitos ideais para complementar o canteiro de obras, sendo o reforço fundamental para que a obra seja realizada com qualidade.
Há mais de 90 anos no mercado, todo esse sucesso da Equipamentos Komatsu deve-se também a sua missão de oferecer os melhores produtos e soluções para os seus clientes.
Hoje, você vai conhecer a trajetória da Equipamentos Komatsu, desde sua fundação, passando pelos seus principais investimentos, até sua chegada ao Brasil. Além disso, vamos mostrar ainda quais são os equipamentos mais vendidos da marca e suas aplicações.
Conheça a Equipamentos Komatsu!
Fundada em 1921, na cidade de Tóquio, Japão, a Komatsu era inicialmente chamada por Komatsu Iron Works e atuava como subsidiária na fabricação de ferramentas industriais para a empresa-mãe Komatsu. Com o rápido crescimento da empresa, logo foi desmembrada, e passou a ser conhecida como Komatsu Ltd.
No início da década de 1930, a Komatsu constrói o protótipo daquele que seria anos mais tarde um de seus maiores sucessos, o trator agrícola. Naquele ano, em plena Segunda Guerra Mundial, a Komatsu começa a fabricar tanques e tratores que seriam enviados às tropas militares japonesas. Tempos depois, visando uma oportunidade de comercialização destes produtos, o presidente da Komatsu, Yoshinari Kawau, incluiu no portfólio da marca as empilhadeiras e tratores-não militares.
Com as consequências terríveis do pós-guerra no Japão, a Komatsu passou a produzir tratores em grande escala para ajudar na reconstrução daquele país, tornado a Komatsu marca de destaque na esfera industrial japonesa.
Mas apesar do sucesso no Japão, em outros lugares do mundo, a Komatsu ainda não tinha tanta credibilidade no mercado devido a associação de seu nome com as infelicidades da 2° Guerra Mundial. Na época, os produtos fabricados pela empresa eram julgados como “baratos” e de “qualidade inferior.”
Para contornar essa situação, Riochi Kawai, filho do então presidente da Komatsu, Yoshinari Kawai, começa a exportar os produtos para outros países. O retorno esperado não demorou muito: em 1967, nos Estados Unidos, a Komatsu se associa a Caterpillar, multinacional americana especializada na fabricação de equipamentos para setor agrícola e construção civil, para construção de tratores de esteira com as características da marca americana.
Em 1968, a Komatsu escolheu o Brasil como parte de sua estratégia para começar a expansão da companhia em outros países, que iriam contar com parque fabril próprio e todos os processos referentes a fabricação, como montagem e caldeiraria, inspeção final e expedição. A primeira fábrica Komatsu Brasil foi instalada na cidade de Suzano, em São Paulo.
Em 1997, foi criada a segunda fábrica Komatsu no país, dessa vez na cidade de Arujá, interior de São Paulo. É lá que são fabricadas caçambas, chassis, tanques e cabines dos tratores e caminhões Komatsu. Um ano depois, é fundada a primeira subsidiária Komatsu no Brasil, a Komatsu Brasil International, responsável pela distribuição dos seus produtos para construtoras e empresas que comercializam equipamentos para construção civil no mercado nacional.
Hoje, a Komatsu mantém 227 subsidiárias espalhadas em todo o mundo, onde além de cuidarem da distribuição, contam ainda com oficinas e assistência técnica para seus clientes.
Os produtos Komatsu são projetados para operarem em qualquer tipo de construção, seja de grande ou médio porte, e seu destaque vai muito além do tom de amarelo característico. Os equipamentos da marca são reconhecidos pela qualidade, desempenho e confiabilidade, como também a facilidade em adaptar seu uso em qualquer espaço e tipo de solo. Veja abaixo os equipamentos Komatsu mais comercializados!
Principais produtos Komatsu
- Carregadeiras de rodas: Com uma caçamba acoplada em sua estrutura, a carregadeira é utilizada no transporte de materiais e escavações, e no carregamento de caminhões basculantes com areia, brita e entulhos;
- Escavadeira hidráulica: é utilizada na escavação e retirada de terra em aterros sanitários e terrenos onde será erguida a construção;
- Miniescavadeira: Tem função semelhante a escavadeira hidráulica, porém, graças ao seu tamanho reduzido, esta máquina é indicada para operar em espaços estreitos;
- Trator de esteira: Utilizada nas atividades de terraplanagem, escavação e reboque de máquinas, este modelo de trator movimenta-se com facilidade em solos arenosos
- Motoniveladoras: Atua na escavação e transporte de materiais, e no nivelamento de terrenos e asfaltos, finalizando então o processo de preparação do espaço onde serão iniciadas as obras.
Assim como a Komatsu, nós que fazemos a Mason Equipamentos também estamos constantemente trabalhando e acompanhando a evolução do mercado da construção civil, buscando sempre as melhores soluções e serviços aos nossos clientes.
A Mason também é a distribuidora oficial Komatsu no estado de Minas Gerais, onde oferecemos todas as máquinas e equipamentos fundamentais para construção civil com a qualidade característica da marca, como tratores de esteiras, motoniveladoras e miniescavadeiras. Seja também nosso parceiro!
Acesse agora mesmo o nosso catálogo e adquira os melhores produtos Komatsu para sua obra!