O rolo compactador é muito eficiente para diversas operações, principalmente aquelas que envolvem a compactação do solo. Além disso, esse equipamento é muito procurado para a realização de serviços de pavimentação de rodovias, obras de recapeamento, aterros, barragens, dentre outros.
Dessa forma, o rolo compactador se destaca como uma máquina indispensável em vários tipos de operações. Neste artigo, você vai saber mais sobre o papel essencial que a máquina desempenha nas obras, as principais funcionalidades, quais as classificações delas e várias vantagens que esse equipamento oferece para a sua empresa.
Portanto, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o rolo compactador.
Como funciona o rolo compactador?
O funcionamento do rolo compactador é simples. Ele apresenta um tambor pesado que gira e aplica pressão sobre o material que vai ser compactado. Conforme o rolo se move sobre a superfície, o tambor comprime o material, reduzindo espaços vazios e bolsas de ar. O resultado é uma superfície mais resistente e uniforme.
Principais funções do rolo compactador:
- Compactação do solo: Antes da construção de estradas e edifícios, é importante preparar o solo. O rolo compactador ajuda na compactação do solo, aumentando a capacidade de carga e reduzindo o risco de afundamento. A Dynapac é uma marca referência em máquinas com tecnologia para compactação de solo e pavimentação.
- Compactação de asfalto: Após a pavimentação com asfalto, o rolo compactador entra em ação para assegurar que a superfície fique plana e sem irregularidades. Isso melhora a qualidade do pavimento e a segurança para os motoristas que vão usar a via.
- Compactação de cascalho: Nos projetos que envolvem estradas de cascalho, a máquina ajuda a assentar e compactar o cascalho, proporcionando uma superfície mais sólida e durável.
- Compactação de concreto: Em construções de concreto, como lajes e calçadas, o rolo compactador é utilizado para eliminar bolhas de ar e assegurar que o concreto esteja bem compactado e resistente.
- Manutenção de estradas: O rolo compactador também é usado na manutenção de estradas. Ele ajuda a eliminar buracos e irregularidades, prolongando a vida útil da estrada.
Classificação dos rolos compactadores
Cada tipo de rolo compactador apresenta uma função específica. Por isso, escolher de forma correta cada modelo reflete no resultado final do trabalho. Veja a seguir os tipos de rolos compactadores e suas funções:
Pé de carneiro
Conhecidos como rolos pé de carneiros, esses equipamentos podem ter o cilindro com patas ou utilizar um cilindro liso e uma capa que o transforma em uma pata.
Neste último caso citado, o modelo de equipamento pode ser mais versátil, porque apresenta uma única máquina que conta com duas funções distintas.
Esse tipo de rolo funciona entre 6 e 10 km/h e, em geral, são exigidos de 6 a 10 ciclos para que se atinja a densidade ideal.
Rolo vibratório tandem
O modelo desse rolo é composto por um sistema de duplo cilindro vibratório, que é usado para compactar as camadas de asfalto. Além disso, ele não apresenta pneus de tração e não deixa marcas nas rodovias, mantendo o acabamento uniforme.
Ele apresenta a capacidade de compactar outros materiais além da manta asfáltica, como a brita, e garante mais durabilidade nas etapas finais das rodovias.
Durante a compactação do asfalto, o rolo vibratório é capaz de compactar materiais para garantir a durabilidade do revestimento. Ele é um equipamento eficaz para selar a superfície, a fim de que a água não consiga penetrar em sua estrutura.
Os rolos vibratórios contam com uma maior taxa de produção do que os modelos estáticos, eles são econômicos em grandes construções de pavimentos.
Rolo combinado
O rolo combinado apresenta pneus de borracha no eixo traseiro e um cilindro dianteiro vibratório. Ele funciona de forma melhor em obras menores, como em pequenos reparos ou fechamentos de buracos no asfalto.
Eles são de grande utilidade para a compactação de aclives, consertos em estacionamentos, ruas com tráfego baixo, ciclovias, pequenos acessos, etc.
Esse modelo de rolo compactador assume um papel essencial para que todas as áreas recebam cobertura da passagem dos pneus.
Rolo pneumático
O rolo pneumático é fabricado para selagem e acabamento em rodovias asfaltadas. Ele é composto por pneus dianteiros, colocados entre aqueles posicionados no eixo traseiro para assegurar a largura da rolagem.
Ele é um equipamento estático que ajuda a compactar viadutos, pontes e outros locais. Ele é especialmente usado onde não pode ocorrer a compactação vibratória devido ao risco de dano às estruturas ou outra especificidade da obra.
Esse tipo de máquina é diferente daquelas com cilindros vibratórios. Ele serve para realizar a compactação do solo em obras de pequeno e médio porte, além de proporcionar versatilidade e eficiência.
Os pneus desse modelo de rolo compressor operam de cima a baixo e criam pressão e força de manipulação, que variam conforme o peso do lastro. Por isso, esse tipo de rolo é recomendado para aplicações especiais e solos finos.
Dicas de manutenção para o rolo compactador
O rolo compactador merece o mesmo cuidado que outros equipamentos que são usados em projetos de construção. É importante verificar diariamente os níveis de fluido hidráulico, de arrefecimento, de combustível e das condições dos filtros.
Além disso, os itens de desgaste também devem ser verificados pelo operador e ele deve ficar atento se a máquina apresenta algum dano ou problema de funcionamento. Outros pontos que devem ser observados são o funcionamento dos itens do painel e das luzes de advertência, porque ajudam a proporcionar condições seguras de trabalho.
A falta de manutenções preventiva e corretiva aceleram a depreciação do rolo compactador. Caso não ocorra troca adequada do óleo que lubrifica os rolamentos dos eixos excêntricos instalados dentro do cilindro do compactador, por exemplo, pode acontecer o superaquecimento dos rolamentos, provocando sérios danos às máquinas pesadas.
Algumas situações podem acelerar a depreciação de um rolo compactador, como a aplicação inadequada. Para evitar problemas mecânicos nos cilindros, é necessária a troca periódica dos elementos elásticos que podem se romper ao longo do tempo.
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