Para melhorar os resultados e a performance de uma empresa, é preciso investir nas relações entre seus colaboradores, pois uma equipe formada por indivíduos com comportamento proativo, capacidade de liderança, unidos e dispostos a resolver conflitos em conjunto trazem um grande e importante diferencial para as instituições.
Estudiosos confirmam que o Team Building é um aliado para fazer com que os colaboradores de uma organização desenvolvam tais habilidades.
Entendendo o conceito de team building
A tradução livre do termo é “Construção de Equipe” e irrompeu na Inglaterra, na década de 1920, com a publicação do livro The Group Mind, do psicólogo William McDougal.
Na obra, o autor destaca a importância de uma equipe alinhada e as condições consideradas fundamentais para sua formação.
Entre 1927 e 1932, na cidade norte-americana de Chicago, que foi consolidada a ideia de Team Building, que surgiu durante o estudo de Hawthorne, bairro onde se localizava uma unidade da Western Electric Company.
Ministrado pelo professor Elton Mayo, tinha como finalidade pesquisar a relação entre a produtividade e as condições de trabalho. A pesquisa apontou que, quanto maior o sentimento de grupo e uma cultura de trabalho positiva, maior a produtividade da empresa.
A partir daí, os empregadores começaram a ter consciência da importância de se manter em um ambiente de trabalho agradável, com uma equipe unida e motivada. De lá para cá, o conceito evoluiu bastante, afinal, lá se vai quase um século desde o seu surgimento!
Construção de equipe: o que você precisa saber
No geral, a construção de equipe consiste em trabalhar atividades descontraídas, com características lúdicas e desafiadoras, em um espaço diferente, a fim de desenvolver o espírito de equipe, comprometimento, união, sintonia, liderança, superação de desafios e cumplicidade entre os envolvidos, indo além de uma simples ação motivacional.
Essa ferramenta pode ser aplicada de diferentes formas e garante resultados incríveis e para saber qual o caminho a seguir, é necessário ter um bom planejamento do Team Building a ser desenvolvido, esperando que as atividades apontem para os objetivos da empresa, consolidando-os.
10 vantagens do Team Building que não lhe contaram
- As atividades do Team Building contribuem para criar um ambiente de trabalho mais harmônico, leve e organizado;
- Possibilita a definição de procedimentos para que os membros de uma equipe tomem decisões e solucionem problemas de forma integrada;
- Atenua conflitos;
- Estimula a criatividade e a inovação;
- Autoconhecimento;
- Favorece a produtividade e o engajamento;
- Promove o desejo por desafios e conquistas;
- Auxilia no desenvolvimento da empatia entre os colaboradores;
- Evidencia talentos ocultos;
- Fortalece a comunicação interna.
Assim, mais do que simples ações motivacionais, o Team Building é um aliado para suscitar o trabalho em equipe e também serve para trabalhar habilidades individuais e em grupo, que podem ser usadas a favor do desenvolvimento da organização.
Como adotar o Team Building na empresa?
A principal dica de como montar um Team Building está na aposta de atividades diferenciadas para a equipe, mas, assim como qualquer outro tipo de treinamento corporativo, requer planejamento, organização, conhecimento e de um suporte logístico sem falhas.
Portanto:
- Estabeleça propósitos;
- Experimente atividades novas e ambientes diferentes;
- Busque assessoria especializada;
- Comunique as metas;
- Peça a opinião da equipe;
- Abandone a postura de chefe e traga à tona a de líder.
É fundamental compreender que não basta uma área ou um departamento atuar em equipe. A empresa precisa trabalhar em equipe como um todo, e isso é um processo contínuo, ele não se instala de um dia para o outro simplesmente.
É preciso perseverança para fazer parte da cultura da empresa e contar com o patrocínio da alta liderança.
E você, já aplica o Team Building em sua empresa? Comente sua experiência e não deixe de compartilhar o artigo nas redes sociais!